EEEP Wellington Belém de Figueiredo rumo ao Selo Escola Sustentável! “A Sustentabilidade é o primeiro passo para um Novo Mundo”. ESDRAS DOS SANTOS SÁ – 1ºD Curso Técnico em Edificações

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

PALESTRA CONSUMO ECOLÓGICO

Em 19 de setembro de 2019, os discentes do Curso Técnico em Agronegócio, Técnico em Edificações, Técnico em Finanças e Técnico em Redes de Computadores da EEEP Wellington Belém de Figueiredo participaram de uma palestra intitulada Consumo Ecológico.

Esse momento fez parte das ações que compõe o Programa Selo Escola Sustentável o qual é uma política pública, de iniciativa conjunta da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA e Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC com o objetivo de estimular a responsabilidade socioambiental entre todos que fazem parte das escolas estaduais através de ações e projetos voltados a temática da sustentabilidade. 
A palestrante que discorreu sobre o tema foi a Jaiane Barbosa da Silva Evangelista, Engenheira Agrônoma e Mestra em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará-UFC, atual assessora do Projeto Paulo Freire cuja ações são coordenadas pela Instituição Flor do Pequi.

A finalidade da palestra foi abordar aspectos voltados ao consumo ecológico, destacando a Agroecologia como ciência, o uso de técnicas de manejo que favorecem uma produção economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa caracterizando assim, uma produção sustentável.  

No primeiro momento, a palestrante abordou dados atuais sobre o consumo exacerbado dos recursos naturais terrestres e as previsões futuras com consequências negativas e grande parcela de contribuição direta em crises ambiental, social, econômica, climática e política.

Foi dado ênfase ao processo agrícola brasileiro, o qual passou por uma série de mudanças ao longo do tempo, e tem a Revolução Industrial como marco nessa atividade produtiva juntamente com o pacote tecnológico lançado após a Revolução Verde, provocando impactos desastrosos no solo e meio ambiente como um todo. 

Destacou-se na apresentação o uso excessivo dos agroquímicos, e outras práticas de manejo que não levam em consideração o meio ambiente como fonte esgotável de recursos e os prejuízos provocados a saúde humana, animal, contaminação dos solos e rede hídrica, em síntese ao meio ambiente como um todo.

Após discussão dos danos causados por tais práticas de manejo, foi abordado os mecanismos e princípios de produção agroecológica como ferramenta de alcance da sustentabilidade e assim possibilitar redução nesses impactos ambientais. 

Desse modo, foram discutidos pontos que enfatizam a importância de consumir alimentos livres de contaminantes químicos, a valorização da agricultura de base familiar que na sua grande maioria praticam a agricultura de base agroecológica, bem como a responsabilidade individual de contribuir para melhoria da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente como um todo, e assim, ser parte ativa no processo de alcance da sustentabilidade. 
Por fim, foi realizada a “Dinâmica do Chapéu”, com o intuito de trabalhar a cooperação entre os participantes, onde os mesmos precisavam passar o chapéu entre os membros dispostos em fileira sem auxílio das mãos, logo precisavam da ajuda dos companheiros para que conseguissem cumprir o comando.

Logo, percebeu-se a importância de se trabalhar em equipe e a importância de cada um fazer sua parte para alcançarem o objetivo comum a equipe, que nesse caso seria fazer com que o chapéu chegasse ao último membro.

Ao relacionar com o tema abordado, foi possível refletir que é necessário que cada pessoa possa fazer sua parte para o alcance do objetivo comum de uma sociedade, que seria viver em um ambiente com condições dignas de sobrevivência respeitando o meio em que se vive. 

Diante do exposto, pode-se relatar que o objetivo da palestra foi cumprido e provocou um espaço de discussão e reflexão sobre sustentabilidade, despertando nos envolvidos o interesse de tomar atitudes cabíveis de mudança para a promoção de uma sociedade mais sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário